ONC Logomarca
Já é membro?ACESSE
Ainda não faz parte?INSCREVA-SE

Olimpíada Nacional de Ciências de 2023 abre inscrições

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) realizou, neste sábado (01), o lançamento da edição de 2023 do evento. Podem participar da competição, estudantes do ensino fundamental II, ensino médio, além de estudantes do 4° ano do ensino técnico e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os representantes credenciados na ONC, podem cadastrar gratuitamente seus estudantes, através do endereço: www.onciencias.org/

 

As inscrições para participar da competição são feitas exclusivamente pelos representantes credenciados na ONC. Para realizar o credenciamento, é necessário preencher o cadastro de inscrição online no site oficial da Olimpíada. O período de inscrições para a ONC 2023 segue aberto até 15 de agosto.

A 1° fase da competição será realizada entre os dias 17, 18 e 19 de agosto, já a 2° fase ocorreu entre 14 e 15 de setembro. Os estudantes mais bem classificados na competição, receberão medalhas, entre ouro, prata e bronze, além de certificados, já alunos destaques poderão ser convidados a cerimônia de premiação, em Brasília.

Criada em 2016, a ONC integra o ecossistema de olimpíadas do conhecimento, competições intelectuais entre estudantes de ensino fundamental ou médio que ocorrem anualmente. Atualmente, a ONC é a única olimpíada interdisciplinar do Brasil, isso porque, a competição reúne diversas áreas do conhecimento como, por exemplo, biologia, química, física, astronomia e história.

Inteligência artificial

Se você tem acompanhado as últimas notícias no jornal, provavelmente já leu algo sobre Inteligência Artificial, que é a tarefa de utilizar computadores para compreender a inteligência humana e reproduzí-la da forma mais fiel possível. Com o tema “As ciências na era da inteligência artificial”, a ONC 2023 busca aproximar essa temática a estudantes de todas as regiões do Brasil. 

A ONC 2023 é organizada pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, conta com realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e patrocínio da Petrobras.