ONC Logomarca
Já é membro?ACESSE
Ainda não faz parte?INSCREVA-SE

Perguntas Frequentes

Sobre a ONC

O objetivo principal é estimular o estudo das ciências (química, física, biologia, história e astronomia) por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.

A ONC irá englobar conhecimentos a respeito da química, física, biologia, história e astronomia.

Podem participar estudantes devidamente matriculados em escolas públicas e privadas, do 6º ao 9º do ensino fundamental e estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio, além de estudantes do 4º ano do nível técnico. Estudantes do EJA correspondentes às séries citadas também podem participar.

A ONC está dividida em 5 níveis de A a E. Cada estudante correspondente aquela série concorre dentro desse nível.O nível A corresponde ao 6º e 7º ano do ensino fundamental. O nível B corresponde ao 8º e 9º ano do ensino fundamental. Já os níveis C e D correspondem ao 1º e 2º ano do ensino médio respectivamente. Enquanto que o nível E diz respeito a aqueles estudantes do 3º e 4º ano do ensino médio.

A ONC é dividida em duas fases, a primeira fase é composta por uma prova objetiva e a segunda fase por uma prova aberta.

Os estudantes podem se preparar para a prova realizando as provas antigas que estão disponibilizadas no site da ONC (https://www.onciencias.org/exames) e realizando o simulado.

Os alunos não competem fora do nível correspondente a sua série.

É claro que não! A ONC é muito mais que uma premiação, é uma iniciativa que propicia um ambiente diferente e motivador na escola. Por meio da ONC, os alunos têm contato com questões interessantes e desafiadoras de ciência e são estimulados a trabalhar em grupo. Também fazem parte da competição, a empolgação da torcida pelo desempenho da escola, a gostosa expectativa pela divulgação dos resultados e a animação com as festas de premiação. Competições existem em todas as áreas, como mostram os festivais de cinema e música, os concursos literários e as disputas esportivas. Há atletas ou músicos que perderam competições, mas nem por isso deixaram de competir, ao contrário, estão sempre estimulados a treinar para melhorar seus resultados. Da mesma forma, muitos alunos que não foram premiados nas edições anteriores da ONC ficam entusiasmados com a possibilidade de estudar mais ciência e participar das edições seguintes.

A escola tem total liberdade de realizar premiações. É uma excelente ideia fazer uma premiação interna com os resultados da Olimpíada e muitas escolas realizam homenagens a seus alunos premiados ou aos classificados para a 2ª Fase. A escola poderá premiar uma quantidade maior que a dos alunos classificados, bem como fazer uma premiação por série ou por turma.

SOBRE AS INSCRIÇÕES

A inscrição das escolas é feita somente nesta página. O professor representante da escola pode inscrever todos os estudantes. Ou ainda o próprio estudante pode se inscrever individualmente neste site. Cada professor indicará, no momento da inscrição, os dados dos seus estudantes. Atenção: Só serão aceitas inscrições feitas nesta página online, dentro da data limite fixada no calendário oficial da ONC. Não são aceitas inscrições enviadas em mensagens eletrônicas, ou por meio postal. Incentivamos fortemente a inscrição de todos os seus alunos na 1ª Fase da ONC.

Não existe quantidade mínima ou máxima de estudantes cadastrados. Fica a critério da Instituição de Ensino escolher quantos estudantes participarão. Mas, a ONC incentiva que as escolas inscrevam todas as turmas do 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino Fundamental, bem como todos os anos do ensino médio, incluindo o 4º ano do técnico. Quanto mais estudantes engajados no estudo de ciências melhor!

Não! A inscrição é completamente gratuita, podendo participar os estudantes de todos os estabelecimentos de ensino em que houver pelo menos um professor credenciado (valendo para as escolas públicas e particulares).

Este código é a identificação (login) de sua escola na página da ONC. Trata-se do mesmo código utilizado pelo Censo Escolar.

Caso não lembre a senha acesse https://app.onciencias.org/login e clique em “esqueci minha senha” e redefina sua senha de acesso.

SOBRE AS PROVAS DA 1ª FASE

A prova da ONC pode ser realizada tanto na modalidade impressa quanto na online.

Os estudantes não precisam PARTICIPAR da 1º fase, mas precisam estar inscritos no sistema para que possam participar da 2º fase.

Para o professor que optou pela modalidade impressa da prova, ele receberá um pdf com a prova com antecedência, para que a prova seja impressa e aplicada nos dias destinados (de acordo com o calendário).

O estudante tem 2 horas para realizar a prova. Caso ele abra o sistema com a prova o tempo iniciará a ser contado.

O estudante escolhe o horário que irá realizar a prova online, a menos que a escola decida estipular um horário. É de total liberdade do estudante e da escola o horário de realização da prova. Desde que se atentem para o calendário e estejam dentro do prazo estipulado pela ONC.

A prova só poderá ser realizada no período estipulado pela ONC. Passado esse prazo o estudante não poderá realizar a prova. Não será permitido acesso à prova em datas diferentes do previsto no calendário da ONC.

A prova da primeira fase é composta por 20 questões, independente do nível de dificuldade.

No caso da primeira fase que a prova é objetiva, os estudantes que realizarem a prova online terão suas provas corrigidas automaticamente pelo sistema. Já para os professores que optaram pela prova impressa, é disponibilizado o cartão de gabarito para que o estudante preencha corretamente e um aplicativo leitor de cartão de gabarito, de modo que as respostas sejam enviadas ao nosso sistema. Na opção de prova impressa e aplicação presencial, a escola terá até o dia 21/08/2023, segunda-feira, para fazer a leitura do gabarito utilizando o leitor de gabaritos da versão do aplicativo da ONC para professores e representantes de escola. Caso não seja feita a leitura até esta data, os exames serão desconsiderados e os estudantes desclassificados.

Para a primeira fase não é necessário um papel de rascunho.

Para a primeira fase não é necessário o cálculo.

Para a primeira fase não é necessário material de consulta.

Não, pois os estudantes podem colocar a prova na internet e alguma escola pode não ter realizado ainda.

Os conteúdos programáticos estão disponibilizados no site (https://www.onciencias.org/programa) de acordo com os níveis.

São classificados os estudantes que acertarem a quantidade mínima estipulada pela ONC. A ONC divulgará o número mínimo de acertos necessários para o estudante ser classificado para a 2ª fase até a data determinada no calendário da ONC, aprovado e publicado na página de divulgação digital da ONC de cada ano corrente.

Sim, o gabarito da 1ª fase será divulgado na data determinada no calendário da ONC, aprovado e publicado na página de divulgação digital da ONC de cada ano corrente.

Não, a ONC entende que não existe a necessidade de divulgação das notas, de modo que não haja comparação entre as notas dos estudantes entre eles e entre as escolas. Estimulando assim a participação dos mesmos e não a competição.

Não existe.

As notas da 1ª fase contam apenas como classificação para a 2ª fase, não sendo consideradas para o cálculo dos resultados da 2ª fase.

Antes de resolver a prova, o estudante deverá acessar o link, que será publicado com antecedência, inserir o código de acesso disponibilizado em seu e-mail ou pelo representante da escola, preencher os dados complementares obrigatórios solicitados (conforme art. 9º do regulamento - https://www.onciencias.org/regulamento) e a partir daí começar a resolução do exame propriamente dito;

Os estudantes não precisam PARTICIPAR da 1º fase, mas precisam estar inscritos no sistema para que possam participar da 2º fase.

SOBRE AS PROVAS DA 2ª FASE

As provas da 2ª fase terão a duração de 2 (duas) horas.

Em caso de necessidades especiais, a ONC proverá em conjunto com as instituições de ensino meios de possibilitar a participação de todos. Conforme já descrito no artigo 11, estes estudantes já estarão devidamente informados e assim poderão realizar os exames de acordo com as suas necessidades.

A parte teórica terá, para todas as séries/ano, contendo 10 (dez) questões discursivas. Caso haja parte experimental, ela terá, para todas as séries/ano, no máximo 3 (três) questões e valor de 40% da nota final.

Sim, o estudante deve apresentar todos os cálculos realizados na prova para que a questão seja validada.

Sim. As respostas das questões da 2ª fase podem ser respondidas em qualquer tipo de folha (caderno, chamex, brochura, etc) e devem ser escritas a caneta. As folhas de respostas deverão ser fotografadas/escaneadas pelo próprio candidato utilizando o leitor do aplicativo onde o mesmo estará acessando a prova.

Durante a aplicação do exame será permitido somente o uso de lápis ou lapiseira, borracha, caneta (azul ou preta) e régua. Excetuando-se a parte experimental, não será permitido o uso de calculadora.

Não será permitido material de consulta. E em caso de flagrante de cola (pesca), o estabelecimento de ensino e seu representante cadastrado serão avisados e terão o prazo de 48 h para apresentar contra razões. Após este prazo sem justificativa plausível, o(s) estudante(s) flagrado será desclassificado da ONC 2023.

No dia da prova não, pois a prova será aplicada em diferentes turnos. Ou seja, o professor aplicador deverá recolher a prova quando os alunos terminarem. No entanto, após o prazo final do envio dos cartões-resposta dos alunos classificados, conforme Calendário da ONC, a prova poderá ser devolvida ao aluno pelo representante da escola, que poderá resolvê-la em sala ou tirar as dúvidas dos alunos.

Caberá a uma banca examinadora nomeada pela ONC a correção das provas da 2ª fase.

SOBRE AS PREMIAÇÕES

Os resultados de todas as fases serão divulgados na página oficial da ONC (http://www.onciencias.org).

Não, a ONC entende que não existe a necessidade de divulgação das notas, de modo que não haja comparação entre as notas dos estudantes entre eles e entre as escolas. Estimulando assim a participação dos mesmos e não a competição.

A ONC não dá prêmios somente certificados e medalhas. Ela concederá medalhas até o limite percentual de 5% dos estudantes participantes da 2ª fase, divididas em 03 (três) categorias: ouro, prata e bronze. O número de medalhas em cada categoria dependerá do desempenho dos estudantes em cada série/ano; Farão jus a certificados de menção honrosa os estudantes que acertarem pelo menos 50% das questões da 2ª fase da ONC 2023.

A ONC não dá prêmios somente certificados e medalhas. Ela oferecerá medalhas, troféus, certificados, menção honrosa, viagem para a Base de Alcântara. Cada premiação desta apresenta um critério distinto como consta no regulamento (https://www.onciencias.org/regulamento).

Neste ano de 2023 serão oferecidos 05 (cinco) troféus a estudantes de escola pública meninas mais bem classificadas, oferecidas pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), um dos parceiros da ONC. Serão selecionados por desempenho 01 (uma) menina de cada uma das regiões do Brasil (norte, nordeste, centro oeste, sudeste, sul);

Todos os participantes da ONC (professores e estudantes) terão certificado de participação, disponível para impressão no site da ONC.

Apenas certificados.

Na solenidade nacional de premiação, divulgada em calendário anual, poderão ser convidados os mais destacados estudantes (a critério da ONC) de cada nível para a solenidade de premiação.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) não é responsável pelos custos de viagem e/ou pela permanência dos estudantes premiados e seus acompanhantes ao local da solenidade, nem por quaisquer situações advindas destas.

Os demais medalhistas receberão as medalhas em seus estados, em cerimônias estaduais ou enviadas pelos correios para os que não puderem ir. Esse envio será de responsabilidade da coordenação nacional da ONC e ocorrerá conforme endereço atualizado pelas escolas no sistema da ONC ( http://www.onciencias.org ).

Sim, se responsabiliza.

Sim, também é custeado pela ONC.