ONC Logomarca
Já é membro?ACESSE
Ainda não faz parte?INSCREVA-SE

Destaque no MCTI e LIVE com Min. Marcos Pontes

Coordenador da ONC participa de live, hoje, 28/07, com o ministro da Ciência e Tecnologia

Nesta terça-feira (28) o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, participará de um bate-papo online com o coordenador geral da Olimpíada Nacional de Ciências, professor Jean Carlos. O diálogo acontecerá a partir das 19h30, no canal do youtube do Ministério da Ciência e Tecnologia: www.youtube.com/mctic.

Nesta semana, a Olimpíada Nacional de Ciências ganhou destaque no portal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações após atingir a marca de 2 milhões de estudantes inscritos para participar do evento nacional. Nos últimos anos, a ONC tem se consolidado como um dos eventos científicos mais importantes do país, envolvendo, a cada edição, um maior número de estudantes inscritos.

Em 2020, por conta da pandemia global, a primeira fase acontecerá de forma online e os estudantes poderão fazer a prova de qualquer lugar com acesso à internet. Podem participar os estudantes dos 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio. As inscrições para participar da Olimpíada podem ser feitas até o dia 4 de agosto e a primeira fase acontecerá nos dias 6 e 7 de agosto.

O coordenador nacional da ONC, Jean Catapreta, explica como a competição se adaptou às mudanças impostas pelo isolamento.  “As provas da 1ª fase, que eram feitas até então nas próprias escolas, com impressão, aplicação e correção de maneira presencial de alunos e professores, serão realizadas de maneira remota, 100% online, com uso de tecnologia para que os estudantes possam realizar os exames de qualquer local, através do uso de computador, notebook ou telefone celular”, afirma.

A ONC é uma ação de popularização de ciência do MCTI e faz parte do programa Ciência na Escola. É uma realização da Sociedade Brasileira de Física, Associação Brasileira de Química, Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Confiram notícia em destaque no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações

http://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/salaImprensa/noticias/arquivos/2020/07/Olimpiada_Nacional_de_Ciencias_atinge_2_milhoes_de_inscritos.html