ONC Logomarca
Já é membro?ACESSE
Ainda não faz parte?INSCREVA-SE

5 benefícios para quem faz a Olimpíada Nacional de Ciências

Confira abaixo as super dicas de um super campeão em Olimpíadas Científicas!

 

Gabriel Melhado é biólogo e medalhista das olimpíadas científicas. Por muito tempo dedicou-se as olimpíadas, caminho que o trouxe muitas conquistas, como ser aprovado com bolsa de estudos para fazer sua graduação nos EUA.

Atualmente, Gabriel é aluno de mestrado e dedica-se à educação preparando e incentivando jovens brasileiros a participarem das Olimpíadas Científicas.

Já que a ONC 2020 está chegando, ele compartilhou com a gente os 5 benefícios da participação nas olimpíadas científicas.

 

1- Melhorar o desempenho na escola.

Quando eu comecei a me dedicar às olimpíadas, eu percebi que seria um tarefa desafiadora. Notei que havia alguns temas que eu precisava estudar mais sobre eles para conquistar uma medalha nas olimpíadas. O que foi muito bom! 
Porque enquanto eu estudava para fazer as olimpíadas, o meu desempenho melhorava cada vez mais na escola também. Minhas notas aumentaram, eu aprendia mais e estava sempre motivado nas aulas.

 

2- Desenvolver o raciocínio lógico.

Por meio das olimpíadas, nós conseguimos aprender como aplicar o que vemos na escola no nosso dia a dia.
As olimpíadas desenvolvem o nosso raciocínio. Ficamos mais rápidos na hora de resolver situações e nossa criatividade aumenta, facilitando encontrar novas soluções e caminhos para resolver problemas.

 

3- Autoconhecimento.

Você já parou para pensar sobre o que você mais gosta de estudar?

Muitas vezes a gente fica um pouco indeciso quando refletimos sobre isso. E adivinha só quem pode nos ajudar nessa tarefa? Pois é, as olimpíadas!
Quando nós participamos de olimpíadas sobre vários temas, como ciências, matemática e informática, nós podemos descobrir quais áreas a gente mais gosta. De fato, é uma grande oportunidade de experimentar e conhecer vários caminhos de estudos.

 

4- Treinar para os vestibulares.

Quando estamos realizando as provas das olimpíadas, automaticamente estamos treinando para os vestibulares para ingressar nas universidades brasileiras.
Afinal, podemos treinar o tempo de resolução de questões, desenvolvemos um raciocínio mais rápido e nos tornamos mais familiarizados com o ambiente de fazer provas.Confesso pra você que essa experiência que eu vivi através das olimpíadas me preparou muito bem para os vestibulares e me ajudou a ser aprovado em ótimas universidades e assim realizei o meu sonho de me tornar um cientista.

 

5- Bolsa de estudos no exterior.

Você sabia que as olimpíadas me ajudaram a estudar nos Estados Unidos com bolsa de estudos? É verdade! Eu sou medalhista olímpico e essa medalha me ajudou e muito a ser aprovado para fazer parte da minha graduação em Biologia no norte dos Estados Unidos.
Incrível né? Sem dúvidas foi a melhor experiência da minha vida. E foi proporcionada também pelas olimpíadas.

 

E aí, viu só como é importante fazer Olimpíadas Ciêntificas?
Então, não fique de fora. Nossa primeira fase será 100% online e você pode realizar a prova de qualquer lugar com acesso a internet.
Peça ao seu professor para fazer sua inscrição.